COVID-19 - O Grupo Zucchetti na ajuda de hospitais com a telemedicina

O Grupo Zucchetti disponibiliza uma solução web para médicos e enfermeiros.


A partir desta semana, uma forma de assistência remota será iniciada para os pacientes que permanecem em casa e que não estão mais na fase crítica da doença, eles poderão acompanhar os cuidados diretamente de seu lar.

Como isso é possível? Graças a um projeto solicitado pelo gerente geral do Hospital Lodi - Doutor Massimo Lombardo - que foi criado pela Zucchetti, a primeira empresa italiana da área de Softwares.

Um software específico foi implementado para monitorar, mesmo que fora do hospital, os parâmetros necessários para entender a saúde do paciente em fase de recuperação do COVID-19, tais como: temperatura corporal, saturação de oxigênio e frequência cardíaca.

A simplicidade do uso desse dispositivo e a coleta de informações facilitam a autonomia do paciente e permite sua administração diretamente de casa. De fato, os dados podem ser coletados por meio de call centers ou automaticamente, graças à tecnologia IoT: dessa forma, será possível acompanhar remotamente os pacientes menos graves e intervir em caso de emergência, graças a um sistema de alerta estruturado. Além disso, quando totalmente operacional, por meio de algoritmos de inteligência artificial, também será possível fazer análises preditivas sobre o progresso de doenças.

Este projeto foi a pronta resposta a solicitações de hospitais afetados pelos casos do coronavírus, ele também foi solicitado em uma transmissão de televisão pelo professor Galli, chefe do departamento de doenças infecciosas do Hospital Sacco, em Milão.

"A emergência que tivemos que enfrentar e o tipo de pacientes que apresentam um quadro clínico muitas vezes complexo, exigiu um esforço extraordinário de todos os operadores - diz o Dr. Massimo Lombardo, diretor geral da ASST de Lodi - Investimos muita energia a partir do Pronto-Socorro para a Unidade de Terapia Intensiva, mas, com a mesma eficácia, também queremos cuidar daqueles que retornam para casa após a hospitalização ou que precisam superar a infecção permanecendo em seus lares. A colaboração do grupo Zucchetti é inestimável, eu diria fundamental, porque a velocidade, o nível de inovação e a capacidade de analisar as novas necessidades colocadas pela empresa, nos permitirão dar mais um passo na direção da integração entre hospital e território".

"Ficamos felizes em colocar a força inovadora das empresas do grupo Zucchetti à disposição do Hospital de Lodi para enfrentar esse momento de grave crise - afirma Cristina Zucchetti, chefe de recursos humanos da Zucchetti - Esperamos contribuir para o gerenciamento desta emergência de saúde e agradecemos ao Dr. Lombardo e toda a unidade de crise do Hospital de Lodi que nos permitiu trabalhar neste projeto para garantir o monitoramento dos pacientes também em casa e não diretamente nas unidades de saúde, prevendo que em breve chegaria ao limite da disponibilidade de leitos".

"Em um momento tão difícil para todo o país, é nosso dever compartilhar nossa capacidade de criar tecnologias para apoiar a medicina e a saúde humana. Promover o atendimento domiciliar, protegendo e monitorando a saúde do paciente com extrema precisão, é o objetivo principal desse projeto de telemedicina ", afirma Fabrizio Bernini, presidente do spa Zucchetti Centro Sistemi, que tem uma divisão inteira dedicada à área de saúde. "Atualmente, trabalhamos de forma transversal e sinérgica entre as várias empresas do grupo Zucchetti, para que pudéssemos compartilhar soluções inovadoras o mais rápido possível, com total apoio ao sistema nacional de saúde".

O projeto é realizado de forma que, posteriormente, seja possível monitorar todos os pacientes da região antes mesmo de irem à emergência e no futuro, também por outras patologias.



Compartilhe o lançamento